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Restauração Geral - A3 do Roxo

Restauração sem segredos

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325 respostas neste tópico

#1 OFFLINE   ⓡⓞⓧⓞ

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Postado 11 abril 2015 - 9:24

Meus Caros, 

 

Depois de muito tempo e planejamento, começo aqui um dos meus maiores projetos voltados ao argolas. Meu carro já tem 4 anos comigo e agora ele merece um fino trato ...

 

Ao longo dos dias vou aqui postando fotos, comentários, dicas e procedimentos que acredito eu vão impulsionar aos amigos a realizarem procedimentos de manutenção de seus carros ou direcioná-los para não serem enrolados pelos "mexânicos de plantão".

 

Digo a todos que ao longo de pesquisas e testes posso afirmar que não tem segredo ... o que tem que existir e prazer, paciencia e procedimentos para que todo trabalho seja satisfatório. 

 

Vou mostrar que com soluções simples e de baixo custo podemos realizar a manutenção de nossos argolas sem gastar rios de dinheiro ... e num padrão melhor que muitas oficinas que se dizem "especializadas" e o melhor feito pelo próprio dono.

 

Claro que é necessário um certo nível de habilidade com mecânica, mas sigo o que meu pai diz: " Se foi um homem igual a você que fez, então você faz" - ele é armeiro assim como eu.

 

Deixo claro que a responsabilidade é de cada um, me isentando aqui de qualquer responsabilidade pelo seguimento do post (digo isso antes que algum fuleiro venha aqui me indagar de responsabilidades legais como já aconteceu uma época).

 

Ao longo da peleja vai ser imprescindível a ajuda dos amigos no que tange a melhorias ... até porque minhas idéias podem ser sim melhoradas e o fórum vai ganhar muito com essa base de dados.

 

Que Deus me ajude e espero que todos gostem .... mãos a massa ..... :trem:

 

DADOS DO VEÍCULO

 

Marca: AUDI

Modelo: A3

Ano: 2000

Motorização: 1.8 20V - AGN

Cor: Black

 

FOTOS ATUAIS COM DANOS VISÍVEIS LATARIA E MOTOR (11/04/2015)

 

IMG_20150404_164603499_HDR.jpg

VISTA LATERAL

 

IMG_20150404_164412405.jpg

DANO CAPO, PC, GRADE CENTRAL E PAINEL FRONTAL POR BATIDA

 

IMG_20150404_164502130_HDR.jpg

AVARIA CAPO

 

IMG_20150404_164510071.jpg

FAROL E PC TOTALMENTE DESALINHADOS

 

IMG_20150404_164553704.jpg

AVARIA LATERAL E OBRIGADO AO FRENTISTA .... O "P" NA LATARIA  É O QUE UMA MULHER É CAPAZ  :hehehe:

 

IMG_20150404_164624165.jpg

PINTURA TETO QUEIMADA

 

IMG_20150404_164342161_HDR.jpg

MOTOR AGN

 

IMG_20150404_164444700.jpg

SINAL DE MISTURA ÓLEO E ÁGUA  :puto:

 

1 FASE : DESMONTAGEM E AVALIAÇÃO INICIAL (15/04/2015)

 

IMG_20150410_160536710.jpg

NO ESTALEIRO ....good.gif.pagespeed.ce.PoYRIVsMjL.gif

 

IMG_20150410_160550223.jpg

 

 

IMG_20150410_160627254.jpg

TUDO QUE PRECISO - FERRAMENTARIA 

 

IMG_20150410_181008889.jpg

LIQUIDO DE ARREFECIMENTO DRENADO, PC, FARÓIS E PAINEL FRONTAL RETIRADOS .... OBSERVEM A TÉCNICA AI PARA SUSTENTAÇÃO DOS RADIADORES 

 

IMG_20150410_181019508.jpg

 

IMG_20150410_180944363.jpg

PAINEL FRONTAL COMPLETAMENTE DANIFICADO

 

IMG_20150410_180953711.jpg

A PEÇA ESTAVA TODA REMENDADA DE SILVER TAPE

 

 

Bem, ao longo da evolução do trabalho vou postando mais coisas e depois eu coloco a lista de UPs e das manutenções .... 


  • Wall.NNY, MVRoque, brunosurfrj e 1 outro curtiram isso
Qυєм acнa qυє a мigalнa é ρσυca é ρσяqυє иãσ cσинєcє σ иada !!!


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#2 OFFLINE   Cfacioli

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Postado 11 abril 2015 - 10:08

Muito bom hein roxo! Acompanhado!!!


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Não importa o quanto "anda", e sim como "anda"


#3 OFFLINE   netoultra

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Postado 11 abril 2015 - 10:27

Acompanhando

#4 OFFLINE   Jhow©®™

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Postado 11 abril 2015 - 10:38

Pegando a pipoca...


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#5 OFFLINE   merotti

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Postado 11 abril 2015 - 11:30

Vamos acompanhar

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#6 OFFLINE   koldtere

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Postado 11 abril 2015 - 14:12

Melhor topico do mundo pra quem curte manutenção , assim como eu !!! Acompanhando fortemente !

 

HTS Latarias tem coisas boas.

 

Painel frontal novinho.

 

http://produto.merca...ra-adaptaco-_JM

 

Vai ser show a evolução ! boa sorte e sucesso aí.


Audi A3 1.8


#7 OFFLINE   DIEDE

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Postado 11 abril 2015 - 14:20

Vamos acompanhar

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#8 OFFLINE   ⓡⓞⓧⓞ

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Postado 11 abril 2015 - 16:53

Meus caros,
A título já tenho tudo que visivelmente sabia que iria trocar e para os ups .... Na fase de desmontagem que estou é que vou ver o que preciso comprar ...
Mais tarde posto fotos do que foi feito hoje ... Agora só segunda pra argolar....
Qυєм acнa qυє a мigalнa é ρσυca é ρσяqυє иãσ cσинєcє σ иada !!!


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#9 OFFLINE   ⓡⓞⓧⓞ

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Postado 12 abril 2015 - 12:38

Meus caros, 

 

Mais uma etapa para a galera ... fiz a retirada do gás do A/C, retirada dos radiadores, retirada do sistema de arrefecimento (mangueiras e conectores) e a pior parte ... baixei a mistura de óleo e água que tava no motor e o óleo da direção hidráulica.. segue:

 

IMG_20150410_181019508.jpg

 

Começou assim ...

 

IMG_20150411_103415743_HDR.jpg

 

Aqui uma válvula de serviço que usei para retirada do gás do sistema 

 

IMG_20150411_112028587.jpg

 

Aqui já sem os radiadores 

 

IMG_20150411_160956463.jpg

 

Aqui já sem boa parte do sistema de arrefecimento e alguns periféricos ...

 

IMG_20150411_154628991.jpg

 

Isso aqui foi o que saiu do cárter ... vou ter que ver de onde veio essa água se foi do resfriador de óleo ou se foi pela junta do cabeçote ... e avaliar se houve algum dano ... as tubulações de exaustão já estavam todas com a formação de uma massa tipo aquela que se forma na tampa do reservatório de óleo ... :medo:

 

 

A duvida que me segue é em relação ao óleo que existe no sistema de ar condicionado. não observei ele ser expulso junto com o gás, o que me leva a crer que ele ta por algum lugar (nas tubulações) então queria saber de alguém que entenda .. como posso realizar a retirada desse óleo ou a limpeza das tubulações.


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#10 OFFLINE   Driller

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Postado 12 abril 2015 - 22:55

Parabéns pela coragem!! Está fazendo um excelente trabalho. Com certeza vai ficar lindão esta Audi
Acompanhando



#11 OFFLINE   della

della

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Postado 13 abril 2015 - 8:36

A duvida que me segue é em relação ao óleo que existe no sistema de ar condicionado. não observei ele ser expulso junto com o gás, o que me leva a crer que ele ta por algum lugar (nas tubulações) então queria saber de alguém que entenda .. como posso realizar a retirada desse óleo ou a limpeza das tubulações.

 

Tens uma bela empreitada pela frente hein amigo... Boa sorte e me diz uma coisa, funilaria/pintura tb vai bater a mão no peito?

Sobre o óleo do sistema de A/C, é bem pouca quantidade que circula pelo circuito, SNME é coisa ao redor de 60ml +- e geralmente ele fica espalhado pelo circuito formando uma fina camada, você só consegue remover quando fizer vácuo no circuito.

Dicas:

(1) Não deixe o circuito de refrigeração aberto durante as manutenções, vai encher de umidade e dará um trabalho do cão na hora de recarregar o gás, isole as mangueiras com fita adesiva para impedir que o ar úmido entre no circuito.

(2) Quando fizer vácuo o óleo irá sair, nessa hora vc deve medir a quantidade de óleo usado que saiu e completar com a mesma quantidade de óleo novo. 


LKYhBba.jpg
Audi A3 Sportback 2.0T FSI '09

Audi Q3 S-line OEM Wheels 18" 

APR Turboback 3" + insulating wrap

REVO Cold Air Intake

Autotech HPFP upgrade

GFB diverter valve plus

Cupkit Bilstein B6 + H&R Sport Springs

Stage 3+ by REVO/BTM Performace/Tecno Force

Audi S3 injector´s

Neuspeed power pulley

Full Audi S3 8P brakes

APR FMIC

Denso Iridium Racing IK24 Spark Plugs

 

#12 OFFLINE   wcenatti

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Postado 13 abril 2015 - 12:27

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#13 OFFLINE   ⓡⓞⓧⓞ

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Postado 13 abril 2015 - 19:00

Tens uma bela empreitada pela frente hein amigo... Boa sorte e me diz uma coisa, funilaria/pintura tb vai bater a mão no peito?
Sobre o óleo do sistema de A/C, é bem pouca quantidade que circula pelo circuito, SNME é coisa ao redor de 60ml +- e geralmente ele fica espalhado pelo circuito formando uma fina camada, você só consegue remover quando fizer vácuo no circuito.
Dicas:
(1) Não deixe o circuito de refrigeração aberto durante as manutenções, vai encher de umidade e dará um trabalho do cão na hora de recarregar o gás, isole as mangueiras com fita adesiva para impedir que o ar úmido entre no circuito.
(2) Quando fizer vácuo o óleo irá sair, nessa hora vc deve medir a quantidade de óleo usado que saiu e completar com a mesma quantidade de óleo novo.

Meu caro,
Obrigado pela dica .... Isolei as tubagens com luvas de vinil ... Ficou melhor q a fita ... Essa parte do ar terminei hoje, alternador, compressor do a/c e bomba do hidráulico já tudo fora ... Junto com mais alguns periféricos. Homocinéticas já folgadas, apanhei no tipo de parafusos que pensava serem do tipo torque, e não são. Amanhã deixo no jeito de retirar o motor completo.
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#14 OFFLINE   ⓡⓞⓧⓞ

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Postado 14 abril 2015 - 6:59

Meus caros ... Funilaria e pintura vai ser feito em oficina ... Ai eu não me aventurou não ... Rsrrr
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#15 OFFLINE   Criz

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Postado 14 abril 2015 - 8:28

Acompanhando.... vai ficar toooop!



#16 OFFLINE   ⓡⓞⓧⓞ

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Postado 15 abril 2015 - 20:01

Meus caros, 

 

Devagar a coisa vai tomando destino ... ontem já com motor fora e caixa, fiz um inventario das peças que fui tirando, catalogando faltas e armengues a serem sanados (principalmente com parafusos fora do especificado).

 

Hoje me bati com a falta de uma ferramenta para a retirada da engrenagem do virabrequim ... vou ter que usar a criatividade para sacar aquela danada .... segue fotos  :meleca1:  :meleca1:

 

IMG_20150414_104938432_HDR.jpg

 

Sem a admissão ....

 

IMG_20150414_114712194_HDR.jpg

Aqui vejam a forma correta de se prender o motor ao suporte ... Eu mesmo fiz o suporte e gastei 60 dilmas victory.gif.pagespeed.ce.iII5WWo_dv.gif

 

IMG_20150414_114723456.jpg

Uma vista melhor da coisa .....

 

IMG_20150414_191736089.jpg

Cade o coração ????

 

IMG_20150414_191749936.jpg

Aqui o motor já com a caixa separada no meu carrinho suporte ... também feito por mim, gastei 50 dilmas nesse ai ....

 

IMG_20150415_104112924.jpg

Mais uma do motor ...

 

IMG_20150415_113558912.jpg

Sacaninha fazendo pose ... :risada:

 

IMG_20150414_191815692.jpg

Sr. Cambio .... 02J

 

IMG_20150415_104122261_HDR.jpg

Ai a vista do lado da correia, onde se realiza a maior parte da manutenção (troca de tensores, correia, bomba d água, etc ..)

 

IMG_20150415_113550354_HDR.jpg

Aqui o lado do volante do motor que se liga ao cambio ... já tinha tirado o volante e conjunto de embreagem ...

 

IMG_20150415_113659652.jpg

Volante

 

IMG_20150415_113708792_HDR.jpg

Plator

 

IMG_20150415_113714575.jpg

Disco ... Conjunto (plator e disco) originais da marca Sachs ..  tá ai pra os amigos mais entendidos avaliarem ,,, :leia:

 

IMG_20150414_151857471_HDR.jpg

Aqui para a galera ter uma idéia de como organizo todas as peças. Sacos plásticos com a designação e depois acomodados em caixas para posterior limpeza ... serviço organizado !!!!

 

DICA:

 

Vou mostra como se faz a retirada da correia dentada ... muitos "mexanicos" ai não sabem, mas o procedimento correto e sem problemas para os demais componentes e o travamento do tensor hidráulico da correia dentada ... segue:

 

IMG_20150415_142224711.jpg

Você vai precisar de um prisioneiro de rosca M08 e um arame fino bem resistente (se vc conseguir aquele arame interno de pneu cabe certinho, vc pode usar também uma ferramenta que vem em maquinas de wap que serve para desobstruir o bocal ) ... eu já tenho um prendedor próprio que arrumei de um tensor velho que achei com ele ... 

 

IMG_20150415_142239157.jpg

Aqui o tensor hidraulico que trabalha junto com a polia tensora da correia dentada ... repare que existe um furo no corpo do tensor e em cima tem essa garra ... o processo é ai ... :pensativo2:  

 

IMG_20150415_142741187.jpg

Aqui como você vai posicionar o parafuso com a porca e uma arruela ....

 

IMG_20150415_142800883_HDR.jpg

 

Com uma chave 08 vc vai apertando a porca ... a haste do tensor vai baixando e se alinha com um furo no corpo o tensor .... ai vc coloca o arame para segurar a haste do tensor e pimba !!!!! a correia sai numa boa, sem pancas e stress .... 

 

Aqui fiz com o motor fora pra galera ter uma boa ideia do procedimento ... com o motor no lugar o acesso é de boa ... só recomendo o uso de uma chave tipo catraca, igual a da foto, facilita muito o aperto do parafuso. Quando a manutenção tiver sido concluída é só puxar o arame que a correia é tensionada. ok.gif.pagespeed.ce.qOVQHLmZjN.gif  

 

Galera por hoje foi isso ... espero que estejam gostando .... aguardem cenas dos próximos capítulos !!!!!  :pipoca:

 

 

 

 

 

 

 

 

 


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#17 OFFLINE   ReinaldoDiasA3

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    Aro 19

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Postado 15 abril 2015 - 20:19

Sou + um acompanhando essa bela empreitada

 

Parabéns pela dedicação !



#18 OFFLINE   merotti

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Postado 15 abril 2015 - 20:23

Tive um insight aqui, porque não aproveitar o motor fora do cofre e pendurar um caracol ai ? kkkkkkkk

 

ps: Você manja dos paranauê em fazer ferramentas, curti bastante o suporte e o carrinho feitos por você



#19 OFFLINE   ⓡⓞⓧⓞ

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Postado 15 abril 2015 - 20:35

Tive um insight aqui, porque não aproveitar o motor fora do cofre e pendurar um caracol ai ? kkkkkkkk

 

ps: Você manja dos paranauê em fazer ferramentas, curti bastante o suporte e o carrinho feitos por você

 

 

Meu caro, 

 

A peleja de uma turbina em um aspirado consiste em muito acerto ... eu pretendo num futuro pegar um 180 ... ai a brincadeira vai ser das boas .... 


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#20 OFFLINE   Thomas

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Postado 15 abril 2015 - 21:09

Pô!!!! Belo projeto meu querido.... Não vi nada parecido aqui com tanto trabalho e empenho...
Alem das ilustrações serem top....organização que admiro!!!!

Sucesso e acompanhando também!!!

 

Um grande abraço!!

 

Thomás Lélis


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