Ir para conteúdo

Search the forums

Theme Settings

Slate Cloud Plum Berry Lime Orange

Foto

Pensando em comprar um A3 turbo

• Por favor, faça o login para responder
45 respostas neste tópico

#1 OFFLINE   mohaully

mohaully

Aro 16

• Membros
  • 271 posts

Postado 03 julho 2010 - 18:48

Fala moçada.

Sou novo aqui e estou amadurecendo a idéia de pegar um A3 turbo, 2003 ou 2004...

Gostaria de saber os pontos fortes e fracos dele e também, quais cuidados devo ter (observar) na hora de ver os carros a venda... pra saber se tá bom de mecânica... se não foi um carro "porradudo" (tipo... onde verifico os lacres originais)... essas coisas...

e outra... procuro um manual ou com câmbio TIP? A chance de um tiptronic dar problemas é grande ou não? Se sim, muito caro a manutenção?

Se puderem dar umas dicas... hoje tenho um 207 2010 e estou amadurecendo a idéia de ter um A3 (sempre tive vontade), mas tenho um certo receio, especialmente por parte de manutenção dele...

#2 OFFLINE   Carlinho

Carlinho

Consultor Técnico

• Membros Inativos
  • 1.472 posts
  • CidadeBrasília - DF

Postado 03 julho 2010 - 19:45

Olá Mohaully, bem-vindo ao clube.

Não vou mentir, manutenção do A3 não é barata, quem tá acostumado a fazer manutenção de AP (só um exemplo ok?) quando vê a de um A3 quase cai pra trás. Mas se for comparar com carros no mesmo nível de qualidade, não é caro, só precisa de um mecânico bom, e de preferência com experiência em Audi. Veja se as trocas de óleo estão sendo feitas na km certa, e de preferência em intervalos menores, 5 em 5, 7 em 7. Olhe se os comandos do farol e AC digital estão muito gastos, isso é muito comum nos A3, principalmente se o dono anterior for uma mulher, por causa das unhas compridas. O estado do couro dos bancos também diz muito. Verifique se o motor tem vazamentos, coloque o carro num elevador e tire o peito de aço que dá para ver melhor...

Eu prefiro o câmbio manual, que até vai menos óleo, pq o automátio e o tiptronic pegam snme 7 litros enquanto o manual 2 a 2,5L. Além da manutenção do manual ser mais simples...

A3 1.8T 150 2P Prata
160WHP
Imagem Postada

Tem alguma dúvida? Crie um tópico próprio e explique nos mínimos detalhes, para que facilite em como ajudá-lo.

#3 OFFLINE   mohaully

mohaully

Aro 16

• Membros
  • 271 posts

Postado 03 julho 2010 - 20:07

pois é... estou pesquisando alguns modelos.... sou de Curitiba...

Hj fui ver um vermelho 180 2003 manual... a principio, olhando por cima, estava mto bem conservado.. é de loja e o cara me garantiu que estava lacrado (não conheço AUDI então não sei ver se já deu porrada ou não)... disse que tinha feito revisão (tem a garantia de motor e caixa, 3 meses - normal)... não testei os eletrônicos, pra ver se td funcionava, mas de detalhes internos, que percebi, tinha uns leves arranhões (tipo marca de estitele) na tampa do air bag do passageiro e naquela parte do painel do rádio, na parte superior tinhas uns descascados (leve)... couro, mto bom... parece novo...

pois bem... o detalhe que me preocupa: 107mil km (acho mto rodado)... já achei outros com km menor, porém, da cor prata (sendo que meu interesse é vermelho ou preto)... prata tem até com km de 60mil - 7omil 2003...

pois bem... parte de lataria consigo me virar... o que me preocupa mesmo é mecânica dele (até, se alguém souber indicar algum mecanico bom em Curitiba, que conheça bem o AUDI e possa dar uma olhada, caso leve um carro pra ele...)... andei olhando alguns tópicos em manutenção e vi que tem peças que não são absurdas, mas tem algumas coisas meio caras.... tipo... o carro de manutenção mais cara que tivemos aqui em casa, foi quando meu pai tinha um golf glx 98... o carro não dava problema e as peças não era tão caras... tinha muitas dop mercado nacional já...

hj eu tenho um pug 207 1.4 2010, tirei zero... a manutenção do pug não é das mais baratas, mas me preocupa sair de um carro com 8 mil km e voltar pra um modelo 2003 (claro que nem se compara os dois carros) e de um carro de status mto superior....

existe mta diferença entre o 150 e o 180? Até mesmo em itens a mais... e o consumo destes 2, no carro manual, é mto exagerado, se andar na boa?

Desculpe ter muitas dúvidas e pedir mtas informações... mas caso eu compre, quero ter certeza que não irei me arrepender... por isso quero pensar bem e procurar sem pressa...

Ahh, esqueci de outro detalhe... por se tratar de carro turbo, o risco de pegar um cacetiado é grande tb... e a embregaem dele, costuma dar problema? como vou saber se ela está boa e qto mais ou menos sai uma nova (nacional e não em concessionária)?

#4 OFFLINE   ⓡⓞⓧⓞ

ⓡⓞⓧⓞ

Moderador

• Moderadores
  • 1.656 posts
  • CidadeFeira de Santana - Bahi
  • ModeloA3
  • Ano2000
  • Motorização1.8 - 20v
  • Cor:Negão

Postado 03 julho 2010 - 20:15

Meu Caro,

Veja bem .... o que posso te falar é que é um carrão e ninguem duvida ... tanto em motorização, estetica e deixa seus dondo felizes .. oproblema é manutenção ... mas no que diz respeito a encontrar as peças a preços justos ... só pra vc ter ideia tem sensor no A3 que custa R$1200,00 em uma autorizada, isso mesmo somente 1 sennor, mas fica a dica ... nunca procure coisas pra Audi, entendeu ... esse sesor do exemplo é igulal do Golf e ai quando vc procura, procura, procura ... vc acaha o danadado por R$ 100,00 pilas ...

O que posso te propor e aos demais é criara uma lista dos pontos mais criticos a ser verificado num A3... vou colocar aqui alguns:

1 - Forro do Teto soltando
2 - Computador de bordo queimado
3 - Verificar as buchas e coxins da suspensao
4 - Verifique vazamentos no motor
5 - Verifique se tem alguma peça armengada (mangueiras, tubagens)
6 - Verifique o estado do painel e acabamentos (descascando, arranhado)
Qυєм acнa qυє a мigalнa é ρσυca é ρσяqυє иãσ cσинєcє σ иada !!!

Imagem Postada

a3 - 2000 - 2ρ / 1.8, 20√, aGท

#5 OFFLINE   Jordaum

Jordaum

Aro 99

• Moderadores
  • 2.238 posts
  • CidadeBH/MG
  • ModeloA3
  • Ano06
  • Motorização1.8T 150cv
  • Cor:Preto

Postado 03 julho 2010 - 20:35

Eu já discordo do Carlinho, acho a manutenção do A3 muito barata se comparado a durabilidade. Tem que pesquisar e ter mecânico de confiança, senão paga caro mesmo.

Eu sou muito chato com meus carros, sempre faço manutenção preventiva e nunca usa nada paralelo, mas não pago nada caro.

Recentemente fui trocar as pastilhas de freio do S3, e só por curiosidade liguei para Autorizada Audi aqui de BH, e me pediram R$950 nas pastilhas dianteiras, o cara ainda teve a coragem de falar que faria o mesmo valor instalado. Ai liguei pra um amigo meu que tem auto peças e ele me passou o pedido direto do distribuidor, original, por R$150,00... (da Fiat é mais barato, mas dura 10mil km, as do meu carro eram originais, e tava com 45mil km..)

Outro exemplo, o vag-com acusou que estava com entrada de ar e achei um tubo de suspiro trincado, procurando no peças online o preço de um pedacinho de cano de plástico de 20cm era de 350 a 700 Reais. No site da ECS custou U$57,00.

Comprei na ECS também o kit de manutenção completo, com correias dentada e poly, esticador, tensor, bomba d'agua de metal, valvula termostatica, flange, etc.. etc.. (mais filtro oleo K&N e bujão do carter magnético) por R$750 já com imposto e fretes..

Portanto não acho caro, como disse, tem que pesquisar e saber comprar, pois com a tranquilidade da manutenção em dia, a chance do carro quebrar e o concerto ficar caro é praticamente zero.

Outra grande vantagem do A3 turbo é a possibilidade de fazer UPS (principalmente de baixo custo) e continuar com um carro praticamente OEM e muiiito mais forte, e com a mesma confiabilidade de um carro original. Vai andar forte num MT pra ver a quantidade de quebra que vai ter.. ehehe

Mesmo vc estando em Ctba, te recomendo esse carro aqui. Era meu, conheço bem o carro, excelente estado de conservação, manutenção em dia, muitos UPS de qualidade e ta forte e confiável.

viewtopic.php?f=15&t=360

[]s,
Jordão

p.s. Já ia esquecendo.. Não vá só pela KM do carro, pois hoje em dia é muito dificil achar KM original (principalmente em lojas), olhe o estado geral do carro, e detalhes que entregam a KM.

[]s,

Jordão

#6 OFFLINE   Jordaum

Jordaum

Aro 99

• Moderadores
  • 2.238 posts
  • CidadeBH/MG
  • ModeloA3
  • Ano06
  • Motorização1.8T 150cv
  • Cor:Preto

Postado 03 julho 2010 - 21:01

Só completando o que o Roxo falou...

- Quase impossível achar um A3 de 2005 pra baixo que nunca foi trocado o forro do teto e o couro das portas, pois isso é feito pro clima lá de fora. Aqui no BR, com sol em cima e ar ligado o forro vai cair mesmo. (é fácil e barato de arrumar, gastei uns R$150 de M.O. e uns 30 de tecido.)

Isso é muito frequente nos modelos antes do facelift e até 2001 e 2002 1o. semestre. Acima de 2002 nunca vi esse problema.

Outro problema muito comum e que não desqualifica um carro, pois qualquer carro com mais de 30mil km tem que trocar os coxins do amortecedor e buchas da balança. São baratas também, recomendo vc trocar assim que comprar o carro (coxim do amortecedor com rolamento, as 4 buchas da bandeja e os mancais de borracha da barra estabilizadora, e talvez os batentes e coifas dos amortecedores) Não vai gastar R$200,00 e vai ficar com um carro sem ruidos na suspensão.

Independete de vazamentos ou não, é bom vc trocar as juntas da tampa de válvulas e junta do tensor, pq é bom dar uma geral no cabeçote e carter para evitar possiveis problemas com borra, principalmente em carros com KM baixa, onde a tendência disso acontecer é maior.

Sim, a parte de pressurização e principalmente suspiro costumam trincar e gerar vazamentos de oleo e entrada de ar que faz aumentar muito o consumo do carro. É bom revisar isso também, e trocar o que puder pelas de silicone.

Isso não tem jeito, o botão do farol e do A/C geralmente vc vai achar descascado ou já reformado. Até 2000/01 o material era diferente, mas esse "novo" com pintura emborrachada descasca mesmo. É normal e muito difícil achar um A3 2002 pra cima sem esse problema (quando acha geralmente já foi trocado ou reformado com adesivo) Eu já troquei 2 chaves de farol e reformei uma, até consegui comprar uma do modelo antigo, que não descasca.

Essa coisas no A3 são todas normais, meu antigo A3 eu procurei por mais de 4 meses e vi muiiiitos carros nesses período, e todos tinham um ou outro destes problemas acima, ou as vezes todos juntos.. ehehe Mas na maioria eram carros bons. Já o S3 eu demorei 3 meses e olhei praticamente todos anunciados no Brasil (até no Maranhão eu fui, hehehe), e os detalhes eram quase sempre os mesmos.. Só sai fora de carro que tinha evidencia de já ter levado porrada e km adulterada, pois são coisas que deixa um desconfiança do estado do carro.

Ahh, outra coisa, antes de fechar negócio, tire um extrato do carro em sites como o http://procauto.com.br, pois eu quase comprei um S3 que estava excelente aparentemente, mas depois descobri que era de leilão. Qndo da compra do A3, também achei 2 que eram recuperados de PT e outro de leilão (recuperado de furto).

Aqui mesmo no forum tem um link para um guia de compra, SNME da revista 4 rodas.

[]s,
Jordão

[]s,

Jordão

#7 OFFLINE   A3Branco

A3Branco

A3 Maníaco

• Membros Inativos
  • 745 posts
  • CidadeMacapá-Ap
  • ModeloCarros

Postado 03 julho 2010 - 22:44

consultoria de primeira

duvido um clube melhor q esse
Marcão
A3 Branco | 1.8
Macapá|Amapá|Brasil
--------------------
Imagem Postada

#8 OFFLINE   mohaully

mohaully

Aro 16

• Membros
  • 271 posts

Postado 04 julho 2010 - 10:42

massa....... por isso vim me cadastrar aqui hehehe

eu sou membro do clube peugeot (claro, tenho um hehe) e já sei como são foruns... ainda bem que achei no nosso aigo "dedo duro", esse clube hehe... valew pelas dicas galera...

Me digam uma coisa..... frequencia de manutenção dele... alguma coisa que aconteça com certa frequencia ou é um carro daqueles que demora pra dar problemas? exceto manutenção rotineira (freios, oleo, etc)

Qto sai a troca de óleo e a cada qto mil km é recomendado? Quanto ao preço do óleo... podem me especificar qual o tipo usar? Assim já vou dando uma pesquisada nos preços do litro aqui em Ctba.

consultoria de primeira

duvido um clube melhor q esse

#9 OFFLINE   ⓡⓞⓧⓞ

ⓡⓞⓧⓞ

Moderador

• Moderadores
  • 1.656 posts
  • ModeloA3
  • Ano2000
  • Motorização1.8 - 20v

Postado 04 julho 2010 - 18:21

massa....... por isso vim me cadastrar aqui hehehe

eu sou membro do clube peugeot (claro, tenho um hehe) e já sei como são foruns... ainda bem que achei no nosso aigo "dedo duro", esse clube hehe... valew pelas dicas galera...

Me digam uma coisa..... frequencia de manutenção dele... alguma coisa que aconteça com certa frequencia ou é um carro daqueles que demora pra dar problemas? exceto manutenção rotineira (freios, oleo, etc)

Meu Caro, manutenção normal de qualquer veículo ... mas lembre-se ...use peças originais ou de boa procedencia .. ai vc demora mesmo de mexer...

Qto sai a troca de óleo e a cada qto mil km é recomendado? Quanto ao preço do óleo... podem me especificar qual o tipo usar? Assim já vou dando uma pesquisada nos preços do litro aqui em Ctba.

Meu Caro, oléo sempre sintetico(5w40) eu perticularmente acho os BR otimos ... mas fica ai do gosto mesmo a Km de troca respeite o especificado no manual ...

Imagem Postada

#10 OFFLINE   ⓡⓞⓧⓞ

ⓡⓞⓧⓞ

Moderador

• Moderadores
  • 1.656 posts
  • ModeloA3
  • Ano2000
  • Motorização1.8 - 20v

Postado 04 julho 2010 - 18:22

Só completando o que o Roxo falou...

- Quase impossível achar um A3 de 2005 pra baixo que nunca foi trocado o forro do teto e o couro das portas, pois isso é feito pro clima lá de fora. Aqui no BR, com sol em cima e ar ligado o forro vai cair mesmo. (é fácil e barato de arrumar, gastei uns R$150 de M.O. e uns 30 de tecido.)

Isso é muito frequente nos modelos antes do facelift e até 2001 e 2002 1o. semestre. Acima de 2002 nunca vi esse problema.

Outro problema muito comum e que não desqualifica um carro, pois qualquer carro com mais de 30mil km tem que trocar os coxins do amortecedor e buchas da balança. São baratas também, recomendo vc trocar assim que comprar o carro (coxim do amortecedor com rolamento, as 4 buchas da bandeja e os mancais de borracha da barra estabilizadora, e talvez os batentes e coifas dos amortecedores) Não vai gastar R$200,00 e vai ficar com um carro sem ruidos na suspensão.

Independete de vazamentos ou não, é bom vc trocar as juntas da tampa de válvulas e junta do tensor, pq é bom dar uma geral no cabeçote e carter para evitar possiveis problemas com borra, principalmente em carros com KM baixa, onde a tendência disso acontecer é maior.

Sim, a parte de pressurização e principalmente suspiro costumam trincar e gerar vazamentos de oleo e entrada de ar que faz aumentar muito o consumo do carro. É bom revisar isso também, e trocar o que puder pelas de silicone.

Isso não tem jeito, o botão do farol e do A/C geralmente vc vai achar descascado ou já reformado. Até 2000/01 o material era diferente, mas esse "novo" com pintura emborrachada descasca mesmo. É normal e muito difícil achar um A3 2002 pra cima sem esse problema (quando acha geralmente já foi trocado ou reformado com adesivo) Eu já troquei 2 chaves de farol e reformei uma, até consegui comprar uma do modelo antigo, que não descasca.

Essa coisas no A3 são todas normais, meu antigo A3 eu procurei por mais de 4 meses e vi muiiiitos carros nesses período, e todos tinham um ou outro destes problemas acima, ou as vezes todos juntos.. ehehe Mas na maioria eram carros bons. Já o S3 eu demorei 3 meses e olhei praticamente todos anunciados no Brasil (até no Maranhão eu fui, hehehe), e os detalhes eram quase sempre os mesmos.. Só sai fora de carro que tinha evidencia de já ter levado porrada e km adulterada, pois são coisas que deixa um desconfiança do estado do carro.

Ahh, outra coisa, antes de fechar negócio, tire um extrato do carro em sites como o http://procauto.com.br, pois eu quase comprei um S3 que estava excelente aparentemente, mas depois descobri que era de leilão. Qndo da compra do A3, também achei 2 que eram recuperados de PT e outro de leilão (recuperado de furto).

Aqui mesmo no forum tem um link para um guia de compra, SNME da revista 4 rodas.

[]s,
Jordão

Meu caro Jordaum ...

Disse tudo ... quem bom que podemos unir conhecimento no bem comum de todos ... deixo aqui a idéia de um topico fixo sobre esses detalhes na compra de um A3 ... levando as esperiencias dos propietários ... fica ai a ideia ...

Imagem Postada

#11 OFFLINE   fredregis

fredregis

Aro 15

• Membros Inativos
  • 57 posts
  • CidadeBetim MG

Postado 04 julho 2010 - 18:45

Compra o meu uai! Ta anunciado no clube peugeot tb! heheheheh!!!
Imagem Postada

#12 OFFLINE   mohaully

mohaully

Aro 16

• Membros
  • 271 posts

Postado 04 julho 2010 - 19:06

eu vou trocar no meu 207 e não comprar um.... e vi o seu, achei massa e tal... mas quero achar um o mais original possível e ainda, com km meio baixa (porque pelo menos na teoria, é pra dar menos dor de cabeça por desgaste de peças) ... claro que uma rodas e umas molas eibach são bem vindas tb ehhee... :legal:

Compra o meu uai! Ta anunciado no clube peugeot tb! heheheheh!!!

#13 OFFLINE   Terres

Terres

Aro 16

• Membros Inativos
  • 206 posts
  • CidadePorto Alegre- RS

Postado 05 julho 2010 - 1:14

Amigo, acho q as dicas principais a galera experiente ae passou todas, verificar coxins, computador etc, o q tenho pra te dizer é q teoricamente a manutenção é cara porém quem tm paciência consegue peças no paralelo por valores muito baratos... Algo muito importante por experiência própria é vc pegar um mecânico de confiança e próprio pra Audi... eu tentei manter meu antigo mecânico q tinha boas intenções porém so acabou trocando peças e n resolvia meus problemas e acabei gastando mais, agora to com um especializado, é outro nível. Fora as dicas quentes q o pessoal passou ae, cara vale a pena é um baita carrão, vc pode pegar até uns 10 anos atrás q Audi dá de surra em muito carro atual ainda mais turbo e vc pode fazer muitos ups nele, fora designer sempre moderno, como muitos costumam dizer, AUDI É AUDI E PONTO FINAL !! Boa sorte !
Audi A3Turbo

#14 OFFLINE   mohaully

mohaully

Aro 16

• Membros
  • 271 posts

Postado 05 julho 2010 - 8:49

alguém sabe indicar um mecânico bom aqui em Curitiba, que conheça bem AUDI?

#15 OFFLINE   RafaPR

RafaPR

Consultor Técnico

• Membros Inativos
  • 1.680 posts
  • CidadeCuritiba - Paraná
  • ModeloCivic
  • Ano2012
  • Motorização1.8 i-VTEC

Postado 05 julho 2010 - 18:28

O que vc precisa?

Meu primo é ex-Audi, porém ele me atende excepcionalmente.

Tenho que ver se ele pega carros "de fora". ;)
1.8 16v i-VTEC - daily use
4.1 6cil. - for fun

#16 OFFLINE   mohaully

mohaully

Aro 16

• Membros
  • 271 posts

Postado 10 julho 2010 - 19:11

hoje fui ver um azul marinho... 2044 - 180

tava bonito o carro... 70mil km, diversar revisões feita na AUDi.... bonito de lata, mecânica parece que foi revisada e periciada... gostei do carro e fiz a proposta... vamos ver o q vai dar...

só tinha 2 detalhes que percebi... o botão de acendimento dos faróis que tava meio frouxo e o apoio do braço (entre os bancos da frente), em que a tampa dele não fechava (não travava) quando ele estava erguido.... de mais, não vi nd além que pudesse desabonar o carro... o cara ligou ele e depois de um tempo (em ponto morto mesmo), começou a fazer um barulho no motor... me disseram que era do compressor de ar que tava "enchendo" ... pq as travas e vidros funcionavam com ar..... faz realmente algum barulho esse tal compressor?

#17 OFFLINE   RafaPR

RafaPR

Consultor Técnico

• Membros Inativos
  • 1.680 posts
  • CidadeCuritiba - Paraná
  • ModeloCivic
  • Ano2012
  • Motorização1.8 i-VTEC

Postado 10 julho 2010 - 22:51

Os 180cv tem uma bomba secundária de ar no motor, ela aciona nos primeiros minutos de funcionamento do carro e faz um barulho feio mesmo, parece motor velho com tensionador rangendo...

Todavia isso não tem nada a ver com o compressor das travas que é outra coisa.
1.8 16v i-VTEC - daily use
4.1 6cil. - for fun

#18 OFFLINE   Júnior

Júnior

Antoniooo Nunessssssss!!!!!!!

• Membros
  • 1.168 posts
  • CidadeNiterói- RJ
  • ModeloA3
  • Ano05/05
  • Motorização1.8T 150HP MT
  • Cor:Preto Ebony Perolizado LZ9W

Postado 11 julho 2010 - 3:26

se liga nesse barulho ai hein!!!
a bomba secundaria de ar nao faz tanto barulho assim nao

meumangacardlea3fodaofa.jpg
I don't drive fast, .... i just fly dow!...

#19 OFFLINE   mohaully

mohaully

Aro 16

• Membros
  • 271 posts

Postado 11 julho 2010 - 11:19

o barulho vinha de uma peça do lado esquerdo do motor (esquerdo pra quem está na frente do motor),.... de uma "caixinha" que fica quase encostada no para lamas... parecia um compressorzinho mesmo.... não era um barulhão, mas era um barulho diferente (aí o cara que me disse que era "enchimento' do compressor)... como não conheço, fico na dúvida...

#20 OFFLINE   mohaully

mohaully

Aro 16

• Membros
  • 271 posts

Postado 11 julho 2010 - 11:21

ahhh.... se de repente alguém for de Curitiba aqui e quiser ir ver o carro.... ele tá numa loja chamada Pratcar Veículos (fica na marechal floriano (sentido boqueirão), uma quadra +- pra frente do quartel do boqueirão (é uma loja de esquina)....

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos

Welcome Guest!

Ola! Cadastre-se ou faça o seu login para obter acesso a todos os nossos recursos. Uma vez cadastrado e logado, você será capaz de criar tópicos, postar respostas a tópicos já existentes, dar reputação ao seus companheiros, ter seu próprio messenger privado, atualizar o seu status, gerenciar seu perfil e muito mais. Esta mensagem será removida depois de ter se-cadastrado/logado.