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Troca e soma de experiências com rebaixamento


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176 respostas neste tópico

#1 OFFLINE   adlrs

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    Aro 14

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Postado 04 janeiro 2011 - 15:21

Saudações a todos:

Sou membro do fórum há algum tempo, mas nunca tão presente assim (falta de tempo).

Hoje lendo tópicos aqui, me deparei com o “Conforto + rebaixado” do usuário ”marcojrnl”.
Ia dar criar uma pergunta la, mas tinha que realizar um “breve” relato dos fatos ocorridos comigo e quando vi, já parecia um livro (hehe), daí resolvi criar um tópico visando ajuda e comentários de interessados no assunto.

Vamos la:
Sou 2º dono de um A3 1.8 asp MT 2002, comprado em 07/2008.
Assim que comprei ele (uns 5 meses após a compra), viajei de férias e qdo voltei meu irmão me deu de presente o carro baixo e film G5.
Quando fui andar, achei ele um "pau" de tão duro.
O mecânico havia retirado as molas originais e colocado umas cortadas.... (menos mal)
Daí, como ja havia lido uns posts sobre o assunto e conversando com algumas pessoas, acabei comprando um jogo zero de molas Eibach Pro Kit.

Coloquei-as com os amortecedores originais.

minhas impressões:
( - )o conforto melhorou, ficou mais macio
( - )mas continuou dando umas quicadas, tipo excessivamente moles.....
( - )a traseira ficou mais baixa que a frente (fica parecendo barco, odeio.....)

Beleza, fiz outras pesquisas e cheguei a conclusão que para ficar bom, tinha q colocar amortecedores preparados, pois os originais ficavam trabalhando no limite e isso trazia os pontos negativos encontrados por mim.

Como alguns amigos, eu e meu irmão tivemos inúmeros problemas com Tebão, macauley e uns DIY, comprei amortecedores fenix.

Minhas impressões:
( + )o carro melhorou ainda mais o conforto,
( + )ficou mais baixo (bom demais)
( - )continuou com a traseira mais baixa que a frente
( - )ainda quicando.....

Conversei com meu mecânico e resolvemos fazer uns "testes"

A essa altura da conversa o carro já estava com um jogo de 19”

Daí tirei as Eibach e achamos um ponto bom com molas de outros carros (se não me engano foram de pálio na frente e as traseiras não me lembro)

Impressões:
( + )O carro ficou com a suspensão com a calibragem perfeita (para o meu gosto)
( + )na altura que eu queria (sem tocar o Carter no chão)
( + ) parou de quicar. :palmas:

massssss........................ :( nem tudo é perfeito....... :susto:

Agora vamos ao problema que encontrei desde o primeiro rebaixamento e nunca resolvi:
( - )A curva da barra estabilizadora toca no eixo da homocinética.
Isso me matou, pois não queria tirar a barra (por motivos óbvios - e há quem tire), nem muito menos esquenta-la para mudar a curva, enfim, depois de vários meses de luta, fora barulhos, tive o prejuízo da caixa de direção que criou folga, várias trocas de buchas da bandeja e da barra estabilizadora.
Com a história de baixar o carro com amortecedores originais, eles estouraram....

Em suma.

Vendi as rodas 19”, troquei as rodas 15” originais que vieram com o carro (com a calota que cobre os parafusos) pelas 15” do modelo 2006 (possui os parafusos aparentes).

Hoje o carro está alto e com as molas originais e:

4 amortecedores novos COFAP
Kits de batentes e coifas novos COFAP
Buchas da bandeja novas originais VW
Buchas da estabilizadora novas originais VW
E caixa de direção na garantia

Gostaria de opiniões e/ou experiências de membros, pois sempre tive carros baixos de várias marcas e não queria estar com o meu alto, mas odeio barulhos, então o carro tem que estar baixo e rodando silencioso com o maior conforto possível, pois o A3 por si só já é meio duro....

E a única maneira que encontrei de andar com o carro no “silencio” foi usar ele alto.......

Agradeço a paciência de quem conseguiu ler o tópico todo.

Abraços.
  • Marcelo H., Luciano Couto e Almeida curtiram isso
A3 1.8 125cv preto 02/02

#2 OFFLINE   jaltinier

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Postado 04 janeiro 2011 - 16:20

Ih mano...rebaixar sempre vai tirar o conforto do carro..só se vc quiser colocar uma suspensão a ar...aí sim...fica macio neh...carro flutuando no ar é bom demais....fora que vc deixa na altura que quiser...

Vi que sua história com rebaixamento é meio tensa...mas vc já tentou experimentar um conjunto de molas H&R com amortecedores preparados...tem um set de amortecedores da marca Koni, mas se vc ver o preço...mais de 3k...aí acho melhor partir para a susp a ar...
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Jonathan Altinier


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#3 OFFLINE   jaltinier

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Postado 04 janeiro 2011 - 16:28

esqueci...seja bem vindo ao clube...passe no tópico 'apresentação' e se apresente lá..depois posta fotos do audera no tópico 'garagem'..

achei esse set H&R e Koni no ML http://produto.merca... ... r-koni-_JM

vale lembra que não sou dono desse kit e não conheço o dono e não me responsabilizo pela negociação, apenas alerto sobre o preço que está um pouco abaixo....

abraço
Jonathan Altinier


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#4 OFFLINE   Jordaum

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Postado 04 janeiro 2011 - 16:48

Suspensão a AR nacional eu nunca ouvi ninguem falando bem, muito pelo contrário. Já andei em carros com ela, e NUNCA teria coragem de colocar nos meus..

Como disse bem o Jonanthan, amortecedor koni ou bilstein, com molas H&R ou Eibach, tirando isso o resto é fazer experiência.. O pessoal que gosta de muito baixo, usa coilover gringo (que não tem comparação com as roscas nacionais), mas sai mais caro ainda do que os koni + H&R...

Já usei Koni Sport Yellow e recomendo, é caro mais vale cada centavo...

[]s,
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Jordão


#5 OFFLINE   AdrianoY

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Postado 04 janeiro 2011 - 23:43

Minha experiência com suspensão a ar tb não é boa,,, coloquei no meu fox uma suspensão dessas do Tebão... Com rodas 17", duro pra caramba... Deixava alta, duro... Deixava baixo, duro... Embassado...
Eu tb tenho as mesmas dúvidas do camarada, e tenho intenção de colocar as Eibach tb, mas o amortecedor Koni vai doer no bolso...
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#6 OFFLINE   paulobeto

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Postado 05 janeiro 2011 - 0:50

instala amortecedor preparado pela Impacto Especiais (SP). Uso o amortecedor encurtado deles com molas Eibach a 02 anos e está perfeito. Não é caro. O O resultado é carro baixo, macio e firme.

PB
Jetta 2.0 TSi  211CV  - CPLA 13/14


#7 OFFLINE   adlrs

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    Aro 14

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Postado 05 janeiro 2011 - 11:11

Muito obrigado Jaltinier pelas boas vindas....

Na realidade, parece que o meu ponto seria o conforto, mas o meu problema está nos barulhos q a suspensão apresenta, pois como eu disse, em TODAS as tentativas que fiz, o carro tocava a barra estabilizadora no eixo e isso causava um barulho super chato, fora que esse fato acaba danificando mais coisas na suspensão pois as peças ao se tocarem elas se "forçam" e isso não é legal.
Tem uns donos de golf e A3 que tiram a barra, cortam e ressoldam e até mesmo aquecem a mesma para que não pegue.
Digo que não tenho essa coragem......
O conforto (dentro do possivel) eu consegui atingir, mas vou postar fotos das fases que passei para vc dar uma sacada na altura que usava.
Não consigo andar em carro "socado" isso me tira a paciência até pq as ruas da minha cidade não são la "essas coisas" .

Concordo com o Jordaum e com meu xará Adriano, nunca tive, mas ja andei e dirigi carros com suspensão a ar e não tive boas impressões.

Agora eu, meu irmão e amigos não curtimos as Eibach, pode ser que eu consiga outro modelo de eibach que me atenda, mas o pro kit é muito mole, o carro acaba socando a suspensão quase como se eu tivesse usando uma a ar.
De repente o amortecedor tem que ser mais duro para compensar, não sei.

E paulobeto? como vc fez para igaualar a altura da frente e traseira do seu carro?

Abraço.
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#8 OFFLINE   paulobeto

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Postado 05 janeiro 2011 - 12:47

o amortecedor ajuda a definir tambem a altura do carro portanto instalei amortecedores de curso curto e preparado pela empresa Impacto Especias de SP.

O amortecedor é bem mais duro porem o carro roda macio sem dar aqueles "socos". Para alinhar a dianteira com a traseira eu apenas mexi na dianteira: Troquei o calço de aluminio original dianteiro por outro calço tambem de aluminio mas de tamanho menor. O calço custa R$ 50,00 o par e instalei tudo na loja.

O importante é usar um bom amortecedor junto a uma boa mola (Eibach, HR ...) senão não vai ficar bom não. Tem quem diga que não tem problema mas faça um curva um pouco mais forte e vera a diferença .. e eu sou muito exigente portanto não economizo com itens de segurança ativa do carro (pneu, pastilha, mola e amotecedor).

No google que vc encontar o tel deles e eles pegam o seu amortecedor original na troca pelo deles preparado, e ilha que rodo a 02 anos sem qq problema.

PS: se tirar totalmente o calço .. sua suspensão vao bater na barra estabilizadora. Mexer na barra tb não. Quem faz isso procura muito mais estética do que segurança ou prática.

Minha opinião sobre suspensão a ar: Apenas estética e pouca eficiência.
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#9 OFFLINE   adlrs

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    Aro 14

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Postado 05 janeiro 2011 - 13:02

pois é, to sem entender como faço para o meu não bater na barra....
Esse calço fica exatamente onde? logo abaixo do batente superior, junto ao rolamento?
A3 1.8 125cv preto 02/02

#10 OFFLINE   ⓡⓞⓧⓞ

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Postado 05 janeiro 2011 - 14:00

Meus Caros,

Adlrs .. seja bem vindo nobre .... to vendo q vc é mais um a contribuir com o forum ....

No mais seria interessante colocarmos os sets aqui que deram certo, tipo assim

Aro:
Pneus:
Amortecedor:
Molas:
Batentes:
Obs:

Ia ficar um bom banco de informações ... eu mesmo vou entrar nesse assunto depois de acabar no motor do argolas .... to no aguardo aqui
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Qυєм acнa qυє a мigalнa é ρσυca é ρσяqυє иãσ cσинєcє σ иada !!!


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#11 OFFLINE   House

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Postado 05 janeiro 2011 - 14:28

sempre fui contra rebaixados prejudica a estabilidade pois isso altera a geometria de trabalho da suspensão, pesquisem um pouco sobre a alteração do king pin na alteração da suspensão. Além disso a chance de vc se machucar numa batida é bem maior (veja meu post sobre crash test), fora os carros que kikam o tempo todo é ridiculo e desconfortavel. Enfim só vejo contras.

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#12 OFFLINE   iuribritto

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Postado 05 janeiro 2011 - 14:37

Seu eu colocar o kit de amortecedores bilstein com as molos originais será qe abaixa o carro?Eu estou querendo o carro mais grudado, peguei a Bandeirante/Anhanguera esses dias e a uma certeza velocidade não gostei muito das variações do carro ao passar por calombos na pista. O kit tem molas H&R mas as mesma eu não vou colocar agora pq ai sim sei que vai descer o carro e meu pneu não deixa.

#13 OFFLINE   adlrs

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Postado 05 janeiro 2011 - 19:31

Caro Roxo, agradeço os cumprimentos...

Seguinte, liguei para o meu mecânico (pois não me lembro, pois faz um tempinho ja) e segundo ele ficaram bons os seguintes sets:

Aro: 19"
Pneus: Yokohama Parada 235/30
Amortecedor: fenix
Molas: dianteiras do palio (-1 volta) e traseiras do crossfox (-2 voltas)
Batentes: originais cortados ao meio

Aro: 15" original
Pneus: 205/60 michelin pilot primacy
Amortecedor: fenix
Molas: dianteiras do palio (-1 volta) e traseiras do crossfox (-2 voltas)
Batentes: originais cortados ao meio

Esse último ficou quaaaaase perfeito se não fosse o fato da estabilizadora tocar no eixo da homocinética e algumas vezes o peito de aço tocar no chão pelo curso da suspensão.... mas ficou bastante macio mesmo.
Porém como eu disse, o carro apresentou uns ruídos depois de tipo 35 dias de uso que depois de um tempo descobri que era a folga na caixa de direção, o articulador direito e as buchas de bandeja.

Enfim, tamo aí para tentar matar esses probleminhas.

Caro House, realmente o rebaixamento altera várias coisas no carro, mas no meu gosto da um tesão a mais o carro um pouco mais baixo.
eu gosto de estética, tipo rodas (sem exageros), estado de conservação do carro (sempre), um som decente (necessário) e com rodas esportivas o carro "me pede" para ficar mais baixo hehehehe.
Mas hoje, to tentando me acostumar com a altura dele (vamos ver até onde aguento)

Caro iuribritto, acredito que sim, vai baixar um pouco, mas ainda não tive a oportunidade de ver esse kit H&R e amortecedores bilstein montados, mas ja vi relatos que fica mais baixo sim.
Há um tempo fiz uma pesquisa sobre os famosos Koni que possui inclusive regulagem de ação, o representante me disse que o carro baixa, mas nem tanto. Como o valor é muito alto, não sei até onde compensaria para mim investir nesse kit, enfim.....
Vamos ver se outras pessoas falam sobre suas experiências e consigo achar um denominador comum...hehe

abs.
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#14 OFFLINE   Jordaum

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Postado 06 janeiro 2011 - 0:54

adlrs, para abaixar mais a frente, igualando com a traseira basta tirar o "abrasileirador" de suspensão que vai baixar quase 2 dedos (use a busca).

Mas tome cuidado que nunca vao ficar com o mesmo vao entre pneu e paralama, pois as caixas de rodas são de alturas diferentes. Meça pela altura da cx de ar na frente e na traseira.

Seguindo o roxo..

Carro: A3 180 2003 MT
Aro:18
Pneus:225/45
Amortecedor: Koni Sport Yellow
Molas:Eibach ProKit
Batentes: OEM (zerados, trocados coifa, coxins etc..)
Obs: Nunca usei nada melhor, simplesmente perfeito pro dia a dia e muito bom pra estrada.

House, achei aquele crash test bem duvidoso. Se eu bater 100 carros, nunca vou ter o mesmo nivel de deformação em todos. Não confio cegamente nestas coisas "cientificamente" comprovadas. Pois é muito fácil usar essa "ferramenta" criada pelo homem, que é a ciencia, pra tornar algumas coisas como "verdades absolutas" e enganar muita gente. E vez ou outras grandes "verdades" das ciencias caem por terra. Alias, a bola da vez agora está sendo a existência da gravidade.. ehhehe

Se vc não consegue ver beneficio nenhum em carro rebaixado, experimente participar de um TD algum dia (já que os testes em rua/estrada que iria sugerir pra vc não fica bem falar aqui, pois seria apologia a direção perigosa... :( ) aehaeha

Ah, ainda sobre o crash test, eu estou ferrado então, pois o S3 tem praticamente a mesma estrutura do A3, e originalmente não tem nem a metade da altura entre assoalho e chão do A3... :(

obs. Quando digo rebaixado, não entenda como usar mola ou amortecedores cortadas, muito menos ar ou rosca nacional. Falo produtos de primeira linha, usados não só aqui, mas na Europa e EUA,onde os padrões de segurança, e principalmente a conscientização dos motoristas são infinitamente superiores ao nossos.

[]s,
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Jordão


#15 OFFLINE   adlrs

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Postado 06 janeiro 2011 - 8:34

Na realidade Jordaum, esse vão dos paralamas eu ja notei mesmo, mas a diferença de altura fica evidente apenas olhando para o assoalho que não fica "reto".
Aquela inclinação que fica me irrita bastante...... hehe

E acredito também que a altura do S3 se dá por conta do peso do carro que é bem maior que o A3, pois pelo que pude ver, os itens de suspensão dele são meio que "reforçados" em relação aos do A3.

[ ]'s
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#16 OFFLINE   iuribritto

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Postado 06 janeiro 2011 - 9:06

aquele crash testa tem um grande fator a ser observado, o ponto de referência. O teste foi feito com 2 carros identicos batendo frente a frente, o que não é o melhor teste a ser feito, claro que o rebaixado ia ter mais estragos pois o outro tinha que subir literalmente sobre o outro carro. Gostaria de ver o mesmo teste ser feito contra uma parede, acredito que , teríamos resultados semelhantes, ou talvez o rebaixado tivesse um resultado melhor pois encontravasse mais proximo do chão o centro de gravidade e o Vetor Normal da desaceleração seria um pouco diferente do a3 convencional.

#17 OFFLINE   House

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Postado 06 janeiro 2011 - 9:56

aquele crash testa tem um grande fator a ser observado, o ponto de referência. O teste foi feito com 2 carros identicos batendo frente a frente, o que não é o melhor teste a ser feito, claro que o rebaixado ia ter mais estragos pois o outro tinha que subir literalmente sobre o outro carro. Gostaria de ver o mesmo teste ser feito contra uma parede, acredito que , teríamos resultados semelhantes, ou talvez o rebaixado tivesse um resultado melhor pois encontravasse mais proximo do chão o centro de gravidade e o Vetor Normal da desaceleração seria um pouco diferente do a3 convencional.


discordo plenamente, o crash test contra parede (alvo indeformavel) ou contra um caixa de aluminio (semi deformavel) serve justamente para voce normalizar o teste para todo tipo de veiculo desde um puma a um dodge ram. Mas como tudo mundo sabe raramente esse impacto é real pouquissimas colisões ocorrem com um alvo assim, mesmo um muro de tijolos quebra na hora da batida. O teste mostra que quanto mais baixo que o original maior o risco. Baseado nisso o carro mais seguro numa batida de frente seria uma SUV? sim seria.

grande coisa influenciar na força normal de aceleração isso só faria o carro quicar mais ou menos após a colisão.

agora o que realmente importa é que vc alterou totalmente o coeficiente de amortecimento, o coeficiente elástico da mola e a geometria da suspensão, isso sem nenhum estudo de frequencia de ressonancia (o carro fica balancando apos um buraco ou lombada), sem nenhum estudo de geometria (o carro pode perder seu raio negativo de rolagem, pesquisem!) e vc vai me dizer que uma modificação dessas sem critério nenhum traz algum ganho de segurança? para isso vc tem que ter tanta sorte qto ganhar na mega sena pra vc acertar tudo empiricamente.

Talvez, a melhor opção seja um kit eibach pronto pra isso. Mas eu ja mais deixaria meu filho andar num audi com amortecedor de fiat com mola cortada.

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#18 OFFLINE   iuribritto

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Postado 06 janeiro 2011 - 10:03

Eu não estou falando de cortar mola ou kit de palio ou outras coisas. Minha comparação é com o kit H&r amortecedor Bilstein, o que falei foi relativo à altura do solo e o tempo de desaceleração. Concordo com vc que um carro mais baixo sempre vai levar desvantagem, mas em um muro , realmente acredito que interfira sim o carro ser rebaixado, uhauhauha.Cortar mola esquentar, prender, fazer macumba, para mim é maluquice. Mas bons kits podem sim gerar segurança.

#19 OFFLINE   House

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Postado 06 janeiro 2011 - 11:01

tenho um amigo no crash da GM vou perguntar pra ele....acredito que nao mude nada.

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#20 OFFLINE   iuribritto

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Postado 06 janeiro 2011 - 11:04

Blz, me informa depois. Se não der certo agente monta um novo crash teste. O meu está fora de especificação então não pode ser tomado como modelo. Quem se propõe a ajudar? uhauhuaahuh




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