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Substituindo Tulipa e Trizeta por Junta Deslizante - Solução A3 8L


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7 respostas neste tópico

#1 OFFLINE   gimenes29

gimenes29

    Aro 14

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Postado 11 novembro 2016 - 13:55

Gostaria de ajudar quem tem duvidas quanto a fazer esta adaptação.
Existem vaios topicos falando disso mas acredito que nenhum possui detalhes como vou colocar e assim facilitar a vida de muitos que buscam uma solução.

Em primeiro lugar é preciso considerar o modelo e ano do carro, pois conforme relatos, alguns conseguiram fazer a mudança de forma mais tranquila e outros(como eu) precisou de solução mais radical.

Solução a seguir é para Audi A3 1.8 Turbo 150CV 2001 Manual:

Primeiramente esse carro tem motor AGU e utiliza cambio EGY.
O encaixe no cambio é de 108mm de diametro e parafusos de 10mm, não sendo possivel utilizar qualquer solução de deslizante/eixo do audi aspirado/kombi/santana, esses deslizantes(bolachão) alem de serem de 100mm possuem parafusos de 8mm.
Os unicos deslizantes que encaixam nele é do GTI 16V/Omega 4.1 108mm, com parafusos de 10mm. Recomendo comprar do do GTI 16v por ja vem com os parafusos corretos, os parafusos se encaixam perfeitamente no audi, a rosca do parafuso do Omega é mais fina e nao serve no A3, apesar de ter 10mm.

Porem nao existe eixo de estria compativel com esses deslizantes(bolachão) que é de 28mm.


Sendo assim voce tem duas opções:

Comprar eixo/homocinetica/deslizante sapinho
Eixo lado direito 710mm
Eixo lado esquerdo 437mm
Homocinética original trabalhada por eletroerosão para acomodar a nova estria do eixo.

Ou cortar seu eixo e soldar com a ponta de eixo do omega conforme o tutorial que o Diego aqui do clube fez muito bem explicado.

Não existe outra solução para esse modelo.

Resumo:
Junta deslizante(bolachão): 108mm
Estrias do eixo: 28
Parafusos: 10mm
Comprimento Eixo direito: 710mm
Comprimento Eixo esquerdo: 437mm


A3 180CV Ano xx, modelo xx:
Conforme alguns relatos que vi aqui no forum e em outros lugares, algumas pessoas fizeram esta mudança no A3 180CV, não tenho informação do cambio e nem do motor, porem a mudança aparentou ser plug and play, meu comentário é especulativo sobre fatos e relatos, pois nunca conferi as medidas deste modelo na pratica.

Aparentemente esse modelo utiliza furação de parafusos 8mm e deslizante de 100mm, que é compativel com o audi aspirado, nessa medida voce tem uma gama maior de peças originais para fazer a adaptação.

Eu nao tenho a medida dos eixos desse modelo porem nao devem fugir muito do AGU 150CV(710mm ld / 357mm le).

Existe duas soluções simples para esta modificação:
Utilizar o semieixo do audi aspirado, dizem que encaixa perfeitamente.
Utilizar o eixo do golf 2.0 98/99, com deslizante do golf, eu nao tenho conhecimento do numero de estrias deste eixo do lado do deslizante, mas do lado da homocinética é igual ao A3.

Resumo:
Junta deslizante(bolachão): 100mm
Estrias do eixo: ??
Parafusos: 8mm
Comprimento Eixo direito: ???mm
Comprimento Eixo esquerdo: ???mm

A adaptação deste modelo sai bem mais em conta, as peças são mais faceis de encontrar.

Espero ter tirado algumas duvidas para quem busca esta solução. No meu caso eu optei por utilizar eixo sapinho pq nao tinha um torneiro de confiança para fazer a solda no eixo, o investimento foi mais que o triplo caso eu optasse por soldar o eixo do omega.

Se alguem tiver as medidas do A3 180CV me informe que vou enriquecendo as informações.

Caso alguem se interesse por soldar o eixo do omega como o Diego explica no video, eu tenho um conjunto aqui, só me mandar MP.

http://www.a3clube.c...o-do-omega-6cc/

Boa sorte!


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#2 OFFLINE   DIEDE

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    Aro 19

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Postado 26 dezembro 2016 - 19:27

Sobre o 150cv com câmbio EGY, a solução mais simples seria trocar as tulipas do câmbio junto com os semi-eixos. Ou seja, semi-eixos completos do A3 aspro + tulipas do câmbio.



#3 OFFLINE   Marco Oda

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Postado 27 dezembro 2016 - 6:40

No meu 180 eu adaptei o eixo do aspirado, como as juntas deslizantes são de 100mm e a tulipa da transmissao é 108mm acabei fazendo 2 flanges de fixação para adaptar.

#4 OFFLINE   DIEDE

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Postado 27 dezembro 2016 - 9:54

@Marco Oda,

 

Você tem fotos dessas flanges que você fez?



#5 OFFLINE   Marco Oda

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Postado 29 dezembro 2016 - 18:36

Imagens:

 

http://uploaddeimage...-wa0005-jpeg--2

 

http://uploaddeimage...118-wa0007-jpeg

 

http://uploaddeimage...118-wa0009-jpeg

 

http://uploaddeimage...210-wa0005-jpeg



#6 OFFLINE   Marco Oda

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Postado 01 janeiro 2017 - 10:00

IMG_20161118_WA0005.jpg[/url] IMG_20161118_WA0007.jpg IMG_20161118_WA0009.jpg IMG_20161210_WA0005.jpg image ru
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#7 OFFLINE   DIEDE

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Postado 01 janeiro 2017 - 11:08

@Marco Oda,

Legal. Os semi-eixos/homocinéticas trabalham normalmente com os milímetros a mais por conta do adaptador?



#8 OFFLINE   Marco Oda

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Postado 01 janeiro 2017 - 12:28

Sim, tudo normal. A unica coisa que ficou ruim foi que a roda do lado do passageiro ficou pouca coisa para fora do carro, vou consertar igualando as outras com espassadores. Fiz o alinhamento e esta tudo ok, ate cheguei a pensar em cortar uns mm do eixo, mas desisti pq ia dar muito trabalho.




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